Back to all Post

1º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal, em Ponte de Sor.

1º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal, em Ponte de Sor.

Na Travessia de 1922, tratou-se de uma proposta individual de Sacadura Cabral que a Aviação Naval e a Marinha Portuguesa apoiaram com os seus meios. “Um sonho levado à prática e essa é a grande experiência que temos para transmitir”. Ou seja, “a importância das pessoas sonharem, colocarem os pés no chão e arregaçarem as mangas, trabalharem, e conseguirem chegar mais longe. Este é o grande espírito da viagem”, vincou.

Para a construção do avião há que fazer contas, “técnicas e financeiras. Precisamos de patrocinadores e colaboração humana. Neste momento, o mais crítico é a capacidade técnica aeronáutica. Portugal não tem qualquer tradição. Temos alguns bons exemplos muito recentes mas se olharmos para o número de aviões que foram projetados em Portugal, e até construídos, no último século, os dedos de uma mão chegam e sobram”.

Em causa, para avançar com a construção do avião e terminá-lo em dois anos, está a “conseguir reunir uma equipa de projeto aeronáutico em Portugal”. Financeiramente “vai ser o grande desafio!”. Os custos são “muitos variáveis, mas ao alcance de um País”, garante João Moura Ferreira. Para o projeto cultural “não é necessário um grande investimento”, vincou, sem avançar, no entanto, quaisquer valores.

© 2021 Lusitânia 100 | Desenvolvido por this.functional