1919 – Primeira Travessia Aérea do Atlântico Norte: Estados Unidos – Açores – Portugal Continental – Inglaterra / Cmdt. Read / NC-4 “Liberty”
Esquema dos navios de apoio à travessia de 1919 (Crédito: wikipedia)
8 Maio de 1919 – Uma esquadrilha de três hidroaviões da Marinha dos Estados Unidos partiu de Rockaway Beach no estado de Nova York nos Estados Unidos da América, com escala em Halifax, Terra Nova e Açores, apoiados por 21 navios da Marinha de guerra norte americana, colocados de 60 em 60 milhas emitindo sinais de luz e de rádio para orientação dos aparelhos, ligando assim os Estados Unidos à Europa pela primeira vez.
27 de Maio de 1919 – , amarou no rio Tejo frente à Torre de Belém, um único hidroavião norte-americano Curtiss NC-4 “Liberty”, concluindo a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Norte. Esta missão foi comandada pelo Capitão Tenente Albert Cushing Read e pelos 2ºs. Ten. Elmer F. Stone e Walter Hinton, mecânico Eugene T. “Smokey” Rhoads e radiotelegrafista Herbert C. Rodd. Foram recebidos pelo Capitão Tenente Sacadura Cabral no Centro de Aviação Marítima do Bom Sucesso.
1920 – Primeira Travessia Aérea do Atlântico Norte, sem escala / John Alcock e Arthur Brown / Vickers “Vimy”
O Vickers “Vimy” a descolar da Terra Nova – uma descolagem difícil, na qual esteve quase a terminar a viagem. Crédito: Wikipedia
16 de Junho de 1919 – os aviadores britânicos John Alcock and Arthur Brown fizeram a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Norte, sem paragens. Voaram num avião Vickers Vimy modificado. Partiram de St. John’s, Terranova, e chegaram à Irlanda, em Clifden, Galway. Ganharam o prémio do Daily Mail para a “primeira travessia do Oceano Atlântico, em aeroplano, em menos de 72 horas consecutivas”.
1920 – Tentativa de voo Lisboa Madeira / Sarmento Beires e Brito Pais / Breguet XIV A/2, “Cavaleiro Negro”

20 de Outubro de 1920 – descolou da Amadora com destino à Ilha da Madeira, um avião Breguet XIV A/2, conhecido por “Cavaleiro Negro”, tripulado pelos militares Sarmento Beires e Brito Pais, não chegando ao seu destino tendo sido salvos pelo navio “Gambia River”.
1921 – Viagem Lisboa – Madeira / Sacadura Cabral, Ortins de Bettencourt, Gago Coutinho e Roger Soubiran / Fairey “Felixtowe” F-3
Chegada à Madeira. A amaragem foi feita pelo piloto Ortins de Betencourt.
22 de Março de 1921 – Sacadura Cabral como comandante e piloto, primeiro-tenente piloto naval Ortins de Bettencourt como segundo piloto, Gago Coutinho como navegador, e o francês Roger Soubiran como mecânico, realizaram a primeira viagem aérea Lisboa – Funchal, percorrendo 983 quilómetros em 7 horas e 40 minutos, utilizando o mais recente equipamento, comprovando assim a eficácia dos métodos de navegação aérea.
Foi usado um hidroavião Fairey “Felixtowe F-3” #N4018, equipado com dois motores Rolls-Royce Eagle de 350 Hp, de 8 cilindros em V e hélices de quatro pás em madeira, recebido da Grã-Bretanha em 1920.
O regresso a Lisboa em 6 de Abril efectuou-se a bordo do contratorpedeiro “Guadiana”, pois ao tentar descolar da Ilha de Porto Santo, o casco do hidroavião sofreu um rombo, provocando o incêndio das bóias de sinalização que se encontravam a bordo, no que resultou na destruição do avião, colocando assim o término a todas as oportunidades de ser usado para a travessia do Atlântico Sul.