A Navegação Aérea Astronómica

Navegação Astronómica de Precisão

Uma das grandes inovações desta viagem foi o emprego de um método de navegação astronómica de precisão adaptado ao uso de aeronaves. Conseguindo alcançar os Penedos de São Pedro e São Paulo, depois de mais de 11 horas de voo, sobre o Oceano Atlântico, sem qualquer referência ou ajuda exterior, mostraram a todo o mundo que era possível voar para qualquer ponto do globo terrestre, e ter a segurança de lá chegar.

Para além do desenvolvimento de um método de navegação astronómica de precisão, Gago Coutinho desenvolveu ainda:

O sextante com um nível de bolha, permitindo a criação de um horizonte artificial, e a adaptação deste instrumento ao uso aeronáutico
O Corrector de Rumos, que lhe permitiu determinar e corrigir a deriva provocada pelo vento

O que é o Sextante de Horizonte Artificial?

O Sextante de horizonte artificial ou Sextante de bolha é um dispositivo de navegação aérea  e na navegação astronómica de precisão é usado, para a medição da altura de um astro sem que seja necessário recorrer ao horizonte de mar, dispositivo esse inventado pelo almirante português Gago Coutinho.

Através do sextante de bolha (sextante de horizonte artificial) é possível materializar um horizonte artificial através de um nível de bolha de ar, ficando a leitura da altura de um astro (sol ou outros corpos celestiais) independente da possibilidade de visualização do horizonte. Tratou-se de uma adaptação do clássico sextante da marinha às condições de navegação aérea, em que, frequentemente, se experimentam dificuldades de visualização da linha do horizonte, devido ao facto dos aviões com frequência voarem acima desta linha e também a nebulosidade. O dispositivo permitia assim, navegação astronómica de precisão, efetuar medições de dia e de noite, navegar sem recurso à visualização de referências terrestres e com um rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.

A invenção revolucionaria os métodos de navegação aérea, permitindo realizá-la com precisão, sem qualquer auxílio exterior e assinalou o nascimento do que proporcionaria o atual horizonte artificial, para o voo por instrumentos.

O sextante de horizonte artificial, a invenção de Gago Coutinho, caracterizou-se por resultar da adaptação de um sextante convencional onde é instalado um nível de bolha e um sistema de espelhos e ótico, de tal forma que a linha do horizonte deixava de ser necessária para determinar a altitude de um astro. A altitude é determinada pelo sextante de horizonte artificial, medindo o ângulo entre o corpo celestial observado e uma linha horizontal de referência. Com a artificialização da linha do horizonte com o conseguia-se a vantagem adicional de realização de leituras noturnas ou em fracas condições de visibilidade, pela utilização de um sistema de iluminação. O sistema inicial incluía apenas um nível para indicar a horizontalidade, mas posteriormente evoluiu para um que incluía um segundo nível de bolha para indicar a verticalidade.

O Que é o Corrector de Rumos?

corretor de rumos foi usado como um processo gráfico para a resolução do triângulo de velocidades, fornecendo assim a direção e velocidade do vento, a velocidade útil da aeronave e a correção de rumo para prosseguir na trajetória desejada.

O que é a Navegação Astronómica de Precisão?

A Navegação astronómica de precisão é parte de um ramo das ciências  astronómicas usada para fins de orientação e cuja missão é, fazendo uso de tábuas logarítmicas, anular os movimentos de translação e rotação do planeta Terra a fim de congelar os aparentes, relativos ao Sol, a Lua e estrelas durante os 365 dias do ano, o sistema oferece ao piloto para cada momento da observação a posição exata das estrelas como se estivessem sempre fixas no céu. Esse conhecimento, feito com a comprovação da altura das estrelas em relação ao horizonte, permite ao navegador corrigir a sua posição estimada.

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