Back to all Post

São Brás de Alportel inicia as Comemorações da Travessia, no 153º aniversário do nascimento de Gago Coutinho.

No passado dia 17 de Fevereiro, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel celebrou o 153º aniversário do nascimento de Gago Coutinho, e apresentou o programa de comemorações do centenário da Travessia de 1922. A cerimónia contou com diversas figuras ilustres e decorreu junto do monumento da Travessia.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, referiu:

“As Comemorações do Centenário, às quais o Município tem a honra de se associar, conferem a merecida dignidade e relevância a esta verdadeira epopeia que marcou a nossa trajectória colectiva, a formação da nossa entidade nacional e afirmação além-fronteiras”, apontando que esta é uma excelente oportunidade para “valorizar a nossa Memória Comum, o nosso passado, a nossa história e as nossas gentes, para se viver o presente e projectar o futuro”.

 

Num emotivo discurso, a Sr.ª Vice-Presidente da Câmara, Marlene de Sousa Ribeiro, que revelou alguns dos momentos-chave do calendário de eventos que decorrerá até final de 2022:

“Um programa que queremos universal, mas profundamente local e inter-geracional,”…

…“Um programa, não para o passado, mas sim para o futuro”…

…“Não apenas para assistir, mas para viver e envolver a nossa comunidade”.

 

Foi igualmente descerrada uma placa comemorativa, alusiva aos acontecimentos acima referidos.

Das figuras ilustres presentes nas comemorações, destacam-se a presença dos Director do Museu de Marinha, Comodoro Croca Favinha, e o Director do Museu do Ar, Coronel Mouta Raposo.

Seguiu-se uma palestra proferida pelo Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho que deu a conhecer o percurso, conquistas e as vicissitudes da travessia, bem como a inauguração da Exposição Itinerante “100TAAS”, preparada pela Comissão Aero-Naval das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Como simbolismo atribuído ao aniversário de Gago Coutinho e ao centenário da Travessia, a Câmara Municipal de São Braz teve a gentileza de criar e distribuir uma cartolina recortável que permite a curiosa construção de uma miniatura do Lusitânia.

 

https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/12166/comemoracoes-do-centenario-da-primeira-travessia-aerea-do-atlantico-sul-levantam-voo-em-sao-bras-de-alportel-a-17-de-fevereiro.aspx

© 2021 Lusitânia 100 | Desenvolvido por this.functional